Ferramentas de Autoria II

Ferramentas de Autoria II

Usando o processador de texto para criar uma aula

Este artigo não é uma oficina detalhada para a criação de uma aula utilizando um processador de texto, mas sim os principais passos, as noções mais importantes para chegar lá.

Primeiro, vamos trabalhar com o processador de textos LibreOffice Writer, parte do conjunto de aplicações LibreOffice¹, de código livre, portanto, pode ser usado por todos.

Não há nenhum problema em usar o sistema pago Microsoft Office², ambos tem as funcionalidades necessárias para montar uma aula.

Começando…

Conhecendo os ícones e os seus respectivos significados

Abra o seu processador de texto.

Encoste o ponteiro do mouse sobre qualquer um dos ícones da parte superior da tela de seu computador. Veja um exemplo na figura 1.

Figura 1. Exercício conhecendo os ícones do processador de texto.

Agora encoste o ponteiro do mouse sobre os outros ícones e aguarde até surgir a descrição da funcionalidade de cada um.

Continuando…

Para chamar a atenção do aluno faça mapas mentais², desenhe uma caixa de texto, faça uma ilustração, etc.

Por exemplo, encontre o ícone “T” – “Inserir caixa de texto”. Clique nele.

Figura 2. Criando uma caixa de texto

O ponteiro do mouse muda de formato.

Clique no espaço em branco da tela conforme mostra na figura 3 (abaixo) e arraste o mouse até formar um retângulo.

Figura 3. Criando caixa de texto

Importante, antes de começar a escrever o seu texto leia estas observações

1- Escolha um  tipo de fonte bem legível. Fonte com muitos detalhes são difíceis de ler numa tela de computador ou telas menores como tablet e celular. Desvia a atenção do aluno da informação que está no texto da aula3   

2- Se o tamanho da fonte pode ser lido confortavelmente no celular. Texto com fontes muito pequenas vai dificultar a leitura e dividir a atenção do aluno entre o texto e a  informação.

Lembre-se: para chamar a atenção do aluno e evitar que ele saia de sua aula digital, multimídia, estes detalhes precisam ser seguidos.

Continuando …

Escreva o texto dentro do retângulo, conforme mostrado na figura 4 (abaixo).

Figura 4. Destacando o seu texto

Assim que terminar a primeira página de sua aula, para verificar se ficou tudo certo com a formatação, salve o arquivo no formato PDF.

Para salvar o arquivo em PDF ou melhor para fazer a exportação em PDF siga os passos abaixo:

Clique em “Arquivo” depois em “Exportar como PDF…”, conforme mostra a figura 5, logo abaixo.

Figura 5. Exportando o arquivo em PDF

A figura abaixo mostra a janela de configurações de exportação em PDF. Deixa as marcações sem alterar nada. 

Figura 6. Janela de configurações do arquivo PDF

Clique em “Exportar” no canto inferior direito.

Depois que clicar em “Exportar” uma outra janela se abre. Digite o nome que você escolheu para o arquivo de sua aula ou digite um nome provisório, para este teste.  Determine em qual pasta o arquivo vai ser salvo, assim fica mais fácil encontrá-lo. Veja na figura 7, abaixo:

Clique em “Salvar”. No canto inferior direito da janela.

Figura 7. Digitando o nome do arquivo PDF

Depois clique em “Salvar” no canto inferior direito da janela. Aguarde alguns instantes até o arquivo ser salvo. Abra o arquivo em PDF no seu computador. Verifique se está tudo certo. Feche o arquivo em PDF.

Agora envie o arquivo em PDF para o seu celular.

Você pode transferir o arquivo para o celular usando o seu e-mail ou armazená-lo em uma nuvem (você deve ter uma, junto com o seu e-mail). Nesta situação faça o download do arquivo da nuvem usando o seu celular. Enfim, transfira o arquivo para o seu celular.

Este primeiro teste, apenas com uma página, é importante para verificação se a formatação de sua aula está saindo conforme planejado. 

Abra o arquivo em PDF (no celular) e verifique se está tudo certo: Se o tipo de fonte escolhido é de fácil leitura e se o tamanho da fonte é bem legível no celular. Se o seu celular não conseguir abrir o arquivo você precisa instalar um aplicativo de leitura. Se não conseguir peça ajuda. 

Observe agora a parte inferior da tela de seu computador.

Figura 8. Figuras geométricas para a formatação de sua aula.

Faça a seleção da figura ou figuras que vai usar na formatação de sua aula multimídia. Você conhece os seus alunos, procure um formato que vai chamar mais a atenção deles para a sua aula. Use a sua criatividade.

Não escreva textos muito longos. Procure delimitar cada conceito ou fundamento do conhecimento que está transmitindo aos alunos. Assim, o aluno é forçado a parar, pensar e guardar na memória permanente o que aprendeu³.

Vamos continuar?

Comece a usar a web para adicionar páginas que oferecem informações adicionais sobre o assunto de sua aula. Isto é feito através de um link.

Escreva um texto onde uma palavra ou conceito precisa de informações adicionais.

Passe o mouse sobre a palavra ou palavras para fazer a seleção.

Observe a figura 9. Encontre na tela de seu processador de textos, parte superior o ícone da corrente. Este é o link para fazer a ligação da palavra com uma página na internet.

Clique no ícone da corrente. Procure na internet o site que tem informações que podem aumentar o conhecimento dos alunos sobre “mapa conceitual”.

Figura 9. Hiperlink

Exemplo:   https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual4

Cole o link selecionado na janela do hiperlink, conforme figura 10.

Figura 10. Janela do hiperlink

Mais um  exemplo de hiperlink?Como exemplo de multimídia vamos disponibilizar um link da página da Khan Academy em português. A Khan Academy  publica vídeos das áreas de matemática, física, biologia, ciências humanas e outras. Os vídeos são disponibilizados gratuitamente e podem ser vistos através de links no site oficial da entidade:  https://pt.khanacademy.org  

Selecione e copie o link desta página:

Elementos do circuito elétrico

Depois é só colar o endereço selecionado na tela, conforme mostra no exemplo anterior.

Um detalhe: a internet parece uma terra de ninguém, mas as informações disponibilizadas nas páginas que você visita tem dono simÉ importante verificar se existe alguma restrição para o seu uso, mesmo que seja como leitura complementar de um curso. Leia o rodapé da página que está visitando. 

Continuando ….

Clique em “OK”. Pronto, você adicionou o link de um arquivo multimídia que considera interessante para os seus alunos.

Veja na figura 11 um resumo das informações da montagem do livro multimídia de sua aula.

Figura 11. Resumo das informações para a criação da aula multimídia

Lembrando, este não é um tutorial detalhada ou uma oficina de criação de livro multimídia de uma aula. Apenas mostra as possibilidades para se montar uma aula explorando um processador de texto.

Terminou? Faça uma revisão de toda a aula.

Clique em “salvar como” e salve a sua aula. Dê a sua aula um nome bem ligado ao material instrucional de sua aula.  Escolha um formato para salvar o arquivo. Dê preferência um formato de fácil portabilidade como “doc”, por exemplo.

Agora que o arquivo está salvo é hora de fazer a exportação para o formato “PDF”.  Siga os passos mostradas no início deste artigo, figuras 5, 6 e 7.

Depois que enviar o arquivo em PDF para o seu celular, verifique (no celular) se tudo está correto: tamanho da fonte, tamanho das figuras, links etc.

José Araújo

1- Libreoffice The Document Fundation. Link: https://www.libreoffice.org/discover/libreoffice/ Acesso: 13/10/2019.

2-Microsoft Office é marca de propriedade da Microsoft. 

3- Produção de Conteúdos Educacionais. Andrea Filatro e Sabrina Sato. Editora Saraiva – São Paulo-SP. 2015.

4- Mapas Mentais. Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual  Acesso em: 13/10/2019.

5- Fundação Lemann. Khan Academy. Link: https://pt.khanacademy.org   Acesso em 13/10/2019

6- Lei dos Direitos Autorais. Brasil. 1998. Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm  Acesso em 13/10/2019.