Conhecimentos não negociáveis e as leis do universo

Explicando sobre teorias de aprendizagem Andrea Filatro e Sabrina Cairo, mencionam que “… no ensino de domínios bem definidos (matemática, ortografia, estruturas moleculares, etc) o conhecimento aprendido é menos sujeito a interpretações ou negociações”¹

Fico pensando na palavra negociação no âmbito do conhecimento, fora das teorias de aprendizagem.

Veja o mapa mental:

Conhecimento negociável e não negociável

No âmbito das ciências humanas² e lembrando da época de debates e estudos que deram origem a nossa constituição promulgada em 1988 é sabido que cada um dos artigos, cada parágrafo foi motivo de debates e foi negociado, ou seja, necessitou de um consenso para ser aprovado. Outras leis também.

Depois de publicada uma lei, ainda temos a interpretação que pode passar por toda a estrutura do judiciário.

Agora as ciências exatas³: vamor supor que uma pessoa vai transportar um monte de entulhos oriundo da reforma de uma casa na fazenda. Esta pessoa tem um local determinado onde pode depositar este material como aterro. Ela coloca o material na caçamba da caminhonete. Percebe que a carroceria da caminhonete está ficando cada vez mais perto do chão e os pneus estão deformando, mas tenta colocar todo o material, para ganhar tempo, fazer uma viagem só.

Em um determinado local do percurso tem uma subida íngreme e a caminhonete, mesmo com toda a potência do motor e marcha bem reduzida, não consegue subir. Dá para aumentar a potência do motor? Reduzir mais a velocidade? Ele já tentou tudo isto.

Ou ele tira parte do material e deixa somente o que o motor da caminhonete pode movimentar ou consegue um adicional de potência – outro veículo que amarrado à caminhonete vai ajudar na subida, por exemplo.

Não tem decreto ou lei humana que ele pode negociar, para mudar a situação.

O que estão presentes são leis da física, leis da mecânica que não podem ser contornadas – neste exemplo a potência do motor e a carga.

Todas as leis da física, biologia e química foram obtidas da observação ou experimentos de fenômenos da natureza. Estas leis são as “descobertas” do funcionamento das leis da criação4. Estas leis estão sendo observadas, estudadas, aperfeiçoadas e colocadas em prática há milênios. Se alguém montar um modelo matemático de um fenômeno natural (uma equação, por exemplo) e o resultado do cálculo não se enquadrar ou alinhar com o fenômeno estudado, refaça o modelo matemático, pois a natureza – ou leis da criação – não negocia com ninguém.

Qualquer mudança vai provocar uma reação. Se houver corte das árvores que protegem as margens de uma nascente a água diminui e pode até parar de fluir. Se um predador de uma determinada região for dizimado, as suas presas, seu alimento, vão aumentar e podem sair do controle.

A natureza mostra a lógica das coisas e a lógica reflete o funcionamento das leis da criação.

As leis da criação ou leis naturais dentro de sua lógica possuem mecanismos automáticos de funcionamento.

Se um agricultor semear milho não vai esperar colher trigo dentro de alguns meses. É simples e natural.

As leis negociáveis fazem parte do desenvolvimento do ser humano, podem sofrer aperfeiçoamentos – ou retrocessos, dependendo da situação, do país, etc. Dependem do livre arbítrio de cada um. Da tomada de decisão. Toda tomada de decisão gera responsabilidade.

As leis não negociáveis são permanentes. Não dependem da vontade humana. A humanidade, para conviver com as leis não negociáveis, precisa conhecê-las, observar e sintonizar as suas atividades com o seu funcionamento.

A ciência da natureza que ser conhecida, estudada e respeitada. A ciência da natureza, para produzir bons resultados têm sempre como foco esta imutabilidade não negociável.

                                                                                                                                   José Araújo

¹ Andrea Filatro e Sabrina Cairo – Produção de Conteúdos Educacionais. Cap. 2. Dimensão Pedagógica. Editora Saraiva. São Paulo-SP. 2015.

² https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncias_humanas

³ https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/ciencias-exatas/

4 Para conhecer as leis da criação recomendo o livro “Na Luz da Verdade”, de Abdruschin. Editora Ordem do Graal na Terra. Disponível em edição impressa, e-book e PDF. A versão em PDF pode ser baixada gratuitamente no site www.graal.org.br

Leia também:

A bagagem e o caldeirão de experiências

Os fenômenos naturais do universo e o modelo matemático

Seguidores dos formadores de opinião

Conhecimentos não negociáveis e as leis da criação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.