Ferramentas de Autoria III
Usando o LibreOffice Impress para criar uma aula.
O LibreOffice Impress faz parte do pacote de aplicativos do LibreOffice(1). O LibreOffice é um aplicativo de código livre, portanto, gratuito. Você pode também utilizar o Power Point do pacote de aplicativos Microsoft Oficce(2), se você tem este em seu computador.
Lembrando que esta série de tutoriais não é uma oficina detalhada para a criação de uma aula, mas sim os principais passos, as possibilidades para disponibilizar uma lição de casa, por exemplo. Você não vai aprender aqui como funciona o aplicativo, mas a explorar as suas possibilidades para a montagem de uma aula multimídia.
Na figura abaixo uma noção geral deste tutorial

Em Ferramentas de Autoria II foi mostrado como preparar uma lição de casa, com tecnologia multimídia, exportar em PDF e disponibilizar para os alunos via redes sociais utilizando um smartphone ou tablet.
Vamos começar então…
Conhecendo a tela principal do LibreOffice Impress, seus ícones e respectivos significados.
Após clicar no aplicativo escolha um modelo de sua preferência. Lembrando que para evitar que o aluno desvie a atenção do conteúdo da aula, dê preferência para modelos mais simples e de tela mais limpa.
Veja um exemplo na tela abaixo:

Agora para conhecer a função de cada ícone:
Encoste o ponteiro do mouse nos ícones, assim você fica conhecendo a função de cada um e poderá utilizá-los na digitação de sua aula. Veja um exemplo abaixo:

Vamos continuar?
Digite o título de sua aula.
Veja exemplo na figura abaixo:

Ao digitar o título de sua lição de casa você deve ter notado que a fonte usada pelo aplicativo é muito grande. Veja na figura abaixo os passos para diminuir o tamanho da fonte.
Primeiro selecione a frase do título de sua aula.
Em seguida clique em “Formatar”… Siga os passos abaixo:

Uma nova janela se abre. Siga o exemplo da figura abaixo:

Preparando a sua área de trabalho.
Mova com o ponteiro do mouse as linhas do retângulo “Clique aqui para adicionar texto”, para ocupar uma área maior de sua tela de trabalho. Veja abaixo:

Importante, antes de começar a escrever o seu texto leia estas observações:
1-Escolha um tipo de fonte bem legível. Fonte com muitos detalhes são difíceis de ler numa tela de computador ou telas menores omo tablet e smartphone.
2-Verifique se o tamanho da fonte pode ser lido confortavelmente no celular. Texto com fontes muito pequenas vai dificultar a leitura e dividir a atenção do aluno entre o texto e a informação(3).
3- Separe as aulas em partes menores, com princípio, meio e fim. Aulas longas ficam cansativas.
Lembre-se: para chamar a atenção do aluno e evitar que ele saia de sua aula digital, multimídia, estes detalhes precisam ser seguidos. Faça mapas mentais(4) (também chamados mapas conceituais), desenhe uma caixa de texto, faça uma ilustração, etc. Veja exemplos na página 2 (Ferramentas de Autoria II).
Para montagem de mapas mentais existem alguns softwares específicos. Um exemplo é o software de código livre (gratuito) CmapTools(5) desenvolvido pelo Ihmc – Florida Institute for Human and Machine Cognition. É possível fazer o download e instalar o CmapTools na versão português.
Veja um exemplo de mapa mental na figura 1 (no início desta página).
A figura abaixo mostra a área de trabalho de uma página do LibreOffice Impress. Nela há um mapa mental e uma caixa de texto, com fundo destacado. A caixa de texto com fundo destacado chama a atenção do aluno e contém um conceito que precisa ser guardado na memória permanente.

Assim que você terminar a primeira página de sua aula salve o arquivo numa paste de sua preferência em seu computador. Este procedimento é para fazer os testes de tamanho de fontes, ilustrações, etc.
Para exportar o arquivo no formato PDF siga as instruções da página 2 de Ferramentas de Autoria II
Vamos continuar…
Como exemplo de multimídia vamos disponibilizar um link da página da Khan Academy em português. A Khan Academy(6) publica vídeos das áreas de matemática, física, biologia, ciências humanas e outras. Os vídeos são disponibilizados gratuitamente e podem ser vistos através de links no site oficial da entidade: https://pt.khanacademy.org
Vamos incluir um link de um vídeo em nossa aula.
Primeiro abra a página com o vídeo na internet.
Copie o link da página.
Veja um exemplo na figura abaixo:

Em seguida selecione a frase em sua área de trabalho que vai remeter o aluno à página da internet onde está o vídeo de seu interesse. Clique no ícone da corrente. (hiperlink) Veja na figura abaixo:

Cole o link que copiou no espaço em branco à frente de “URL:” Clique em Ok.
Exemplo abaixo:

Após colar o link clicar em “OK” . A frase selecionada muda de cor para azul. Veja abaixo:

Lembrando uma informação da página 2 (Ferramentas de autoria II): a internet parece uma terra de ninguém, mas as informações disponibilizadas nas páginas que você visita tem dono sim(7) . É importante verificar se existe alguma restrição para o seu uso, mesmo que seja como leitura complementar de um curso. Leia o rodapé da página que está visitando.
Terminou? Faça uma revisão de toda a aula.
Clique em “salvar como” e salve a sua aula. Dê a sua aula um nome bem ligado ao seu material instrucional. Escolha um formato para salvar o arquivo. Dê preferência um formato de fácil portabilidade como “ppt”, por exemplo.
Agora que o arquivo está salvo é hora de fazer a exportação para o formato “PDF”. Siga os passos mostradas na página 2 (Ferramentas de Autoria II), figuras 5, 6 e 7.
Depois que enviar o arquivo em PDF para o seu celular, verifique (no celular) se tudo está correto: tamanho da fonte, tamanho das figuras, texto, links etc.
José Araújo. Designer Instrucional. Email: jose@projetoinstrucional.com.br
1- Libreoffice The Document Fundation. Link: https://www.libreoffice.org/discover/libreoffice/ Acesso: 13/10/2019.
2-Microsoft Office é marca de propriedade da Microsoft.
3- Produção de Conteúdos Educacionais. Andrea Filatro e Sabrina Sato. Editora Saraiva – São Paulo-SP. 2015.
4- Mapas Mentais. Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual Acesso em: 13/10/2019.
5- CmapTools – Ihmc – Florida Institute for Human and Machine Cognition. Link: https://cmap.ihmc.us/cmaptools/ Acesso em: 11/04/2020.
6- Fundação Lemann. Khan Academy. Link: https://pt.khanacademy.org Acesso em: 13/10/2019
7- Lei dos Direitos Autorais. Brasil. 1998. Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm Acesso em: 13/10/2019.